quinta-feira, setembro 08, 2005

Análise MBNA

Hoje vou apresentar a análise a uma empresa que já fez parte da carteira mas cuja posição fechei entretanto: a MBNA (Ticker: KRB). Trata-se de uma empresa de cartões de crédito com rentabilidades impressionantes e crescimento de resultados incrivelmente consistentes.

Este caso é, ao mesmo tempo, um excelente exemplo do que procuro demonstar com este método de investimento mas, também, uma situação que pode iludir os investidores mais ansiosos.

O gráfico da cotação vinha variando entre 23.5 e os 29 e face ao PER que estava na altura (cerca de 11) esperei que viesse retestar o suporte para entrar. Assim aconteceu, quando entrei no dia 18/04, precisamente nos 23.5 com $5000. Exactamente passados 3 dias, na divulgação de resultados da empresa, ela anuncia que as perspectivas de crescimento de resultados para os próximos trimestres serão abaixo do previsto, uma vez que muito do crédito concedido estava a ser, extraordinariamente, liquidado. As acções caíram mais de 18%.

Nesta altura com uma posição a perder tanto o que deve fazer o investidor fundamental?
R: Com calma, analisar os dados divulgados e ver se, através deles, se podia induzir alguma alteração estrutural do negócio que pudesse justificar a correcção ocorrida. Não era o caso. Evidentemente, que a empresa sofreria algumas contrariedades de curto-prazo mas o contexto de crescimento de longo prazo mantinha-se/mantém-se intacto.

Resultado: A empresa estava a um PER ainda mais atractivo (cerca de 9.5) e portanto decidi reforçar. Reforcei a 19.41, a 20.22 e a 21.29 construindo uma posição de aproximadamente $16.000. Por essa altura começam a surgir rumores de que a empresa poderia a vir ser adquirida por um dos maiores banco dos USA.

A 30/06 o Bank of America anunciou o acordo para aquisição da MBNA com um prémio superior a 30%. Os seus administradores demonstraram o seu entusiasmo por uma aquisição de $35 biliões de dólares numa empresa com uma larga base de clientes, com enorme potencial de crescimento e uma excelente administração.

É claro que assim dá gosto analisar fundamentais. Mas é aqui que eu chamo a atenção do potencial investidor fundamental. Não nos podemos deixar iludir pois esta foi uma situação extraordinária. Caso a OPA não tivesse ocorrido teria de esperar muito mais tempo antes de a ver atingir aqueles preços. É preciso calma, acreditar nos fundamentais e esperar.

Com a venda da posição deste título abri uma nova numa concorrente da MBNA: a Capital One Financial. Também se fala que poderá vir a ser comprada, mas isso pouco interessa. Não abro posições com base em rumores. Tenho é confiança nos fundamentais.

Ficam os dados da MBNA, o gráfico e os movimentos no título. No final, deixo também um quadro com alguns dados comparativos de empresas do sector onde se pode ver, actualmente, a boa posição da Capital One Financial.











Sem comentários: