segunda-feira, janeiro 16, 2006

Análise Timberland



Uma das apostas mais fortes da carteira. Vejamos porquê.

Timberland é uma marca reconhecida em termos mundiais pela qualidades dos seus produtos (calçado e roupa) e lojas que se traduzem em margens de lucro médias superiores aos seus concorrentes directos.

Rentabilidade média nos últimos 10 anos do capital próprio na ordem dos 23%, crescimento de resultados anualizados superior a 27% e rácios de solvabilidade muito conservadores (dívida praticamente inexistente).

Comecei a entrar neste título em Maio do ano passado quando o título começava a entrar em máximos e com um sinal técnico bastante interessante. Teve uma apreciação assinalável que aproveitei para a realização de algumas (poucas) mais-valias. No entanto, em finais de Julho, na apresentação de resultados, os números anunciados desiludiram os investidores (com a valoriação do dólar as receitas oversees caíram) e as acções recuaram bastante. Aproveitei este recuo para reforçar de forma mais significativa a posição.

Julgo que assumi demasiado cedo uma posição muito pesada no título e aquando da divulgação de resultados no trimestre seguinte, que pela segunda vez consecutiva saíram abaixo das expectativas dos analistas, a acção voltou a recuar bastante e não pude entrar a esses preços mínimos visto já ter uma posição significativa no título.

A posição mantém e o título tem recuperado bem em direcção ao seu real valor intrínseco. A próxima apresentação de resultados está estimada para o dia 9 de Fevereiro.

Tenho por objectivo reduzir o peso deste título na carteira uma vez que acho ser demasiado para um negócio de resultados algo sazonais.

Ficam os dados fundamentais bem como o gráfico do título.









Sem comentários: